sábado, 4 de setembro de 2010

Belo Jardim encerra campanha de catarata com saldo positivo

Da Redação do Portal +AB


A 4ª Campanha de Combate a Catarata e o Pterígio em Belo Jardim encerrou nesta sexta-feira (03), com um saldo bastante positivo. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Altino Ventura (FAV). O mutirão conseguiu realizar em cinco dias, 104 cirurgias, sendo 92 de catarata e 12 de pterígio, número considerado excelente pelo Serviço Social da FAV.

Belo Jardim liderou o número de cirurgias, com 48 atendimentos para catarata. Em seguida, vem o município de Sanharó com 21 de catarata e quatro de Pterígio. Depois, Jataúba, com 12 procedimentos para catarata e 08 para pterígio. Os pacientes de Tacaimbó contabilizaram 08 cirurgias de catarata.

Em caráter especial, foram atendidos pacientes de Afogados da Ingazeira, Caruaru e São Bento do Una, com um paciente de cada município para cirurgia de catarata.

Todos os procedimentos foram realizados na Unidade Ambulatorial do Hospital Júlio Alves de Lira, que funciona no anexo da Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu. Ao todo, 20 profissionais, sendo 15 da FAV foram os responsáveis pelo atendimento. A equipe esteve recentemente nos municípios de Salgueiro e Arcoverde.

http://www.maisab.com.br/index.php?/index.php&idN=13772

Parceria de sucesso!

Eu não poderia deixar de registrar o sucesso da semana de prevenção e combate à cegueira, realizado pela Prefeitura de Belo Jardim, em parceria com os municípios de Jataúba, Sanharó e Tacaimbó, através da Fundação Altino Ventura. Gostaria de agradecer a todos os municípios envolvidos no projeto e em especial a equipe do Hospital Júlio Alves de Lira e a equipe da Fundação Altino ventura, que não mediram esforços para alcançar o objetivo maior da quarta campanha de catarata, que foi o de proporcionar uma vida melhor para as pessoas carentes de nossa região. Para mim é uma emoção muito grande ter estado com vocês em mais uma campanha que fez tanto bem a tanta gente.


Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus, pois, sei que em todos os momentos esteve e está conosco!

Gostaria de agradecer a toda equipe do HJAL (Hospital Júlio Alves de Lira) que deram o melhor de si com competência e amor ao próximo. A Dr. Wagner, coordenador e cirurgião da FAV, pela paciência e pelo carinho com todos que o procuraram. A todo pessoal da FAV que ficou em Recife e que nos deu tanto apoio na iniciativa do projeto, em especial a Dr. Marcelo Ventura, Laura Raposo, Dr. João e todos que direta e indiretamente acreditaram nesse projeto piloto.

Gostaria de agradecer ainda ao nosso Prefeito Marcos Coca Cola, pelo apoio incondicional em todos os momentos das campanhas.

Por fim, agradecer também a cobertura da imprensa da Prefeitura e ao pessoal da TV Asa Branca (Afiliada da Rede Globo), a TV Jornal (Afiliada do SBT), o Diário de Pernambuco, o JC Online, a Folha de Pernambuco e a todos os outros canais de comunicação que divulgaram a campanha.

Valeu!

Maurilio Cavalcanti

SAÚDE CAPACITA SERVIDORES SOBRE


A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI) ligado ao Ministério da Saúde, realizou nesta quinta-feira (02), no auditório da Câmara Municipal, uma capacitação sobre a nova vacina que está chegando a Rede Pública em Setembro, a Meningocócica C Conjugada, “que previne contra a meningite tipo C”, explica Érika Carvalho, Coordenadora.
Participaram enfermeiras, técnicas de enfermagem e Agentes Comunitárias de Saúde que possuem o curso técnico de enfermagem, pois serão essas profissionais que vão executar a vacinação.


A Meningo C, como também é chamada, “vai entrar como vacina de rotina no calendário vacinal da criança é composta por três doses: uma no terceiro mês de vida, a segunda no quinto mês e a terceira nos 15 meses, que é o reforço”, diz Érika.
 
As equipes de saúde devem receber as doses ainda no início deste mês e assim que chegar será marcada a data da vacinação.


A Coordenadora explica que a Meningite tipo C “é responsável por muitos casos de mortalidade, por isso a importância de inserir (a vacina) no calendário”. Já a capacitação dos profissionais é fundamental “porque existem muitas dúvidas em relação às vacinas, pois sempre estão mudando, então temos que estar retomando os treinamentos”, finaliza.
 
Patrícia Araújo, enfermeira, da Unidade de Saúde da Família da Cohab I, participou da capacitação. Para ela, “é de bastante relevância porque é uma vacina nova na rotina do Ministério e é necessário que nós estejamos capacitados e levar este conhecimento para a comunidade”.


Tatiane Maia, técnica de enfermagem da USF do Santo Antônio, afirma que estas oficinas “nos atualizam para que possamos estar aplicando corretamente a vacina nas nossas crianças”.

EQUIPE DE TV VISITA HOSPITAL

Belo Jardim recebeu, nesta quarta-feira (01), uma equipe de reportagem da TV Jornal, afiliada do SBT, em Pernambuco. A equipe esteve no município para verificar uma denúncia contra o Hospital Júlio Alves de Lira, mas o que encontrou foi o Complexo Hospitalar funcionando em perfeitas condições, incluindo as Unidades de Urgência e Emêrgência e Maternidade, alvos da denúncia.


A Produtora Monique Morais e o Cinegrafista Jailson Lima passearam por todas as dependências do Hospital, recepcionados pelo Diretor Maurílio Cavalcanti, que explicou todo o funcionamento da unidade de saúde.

Em seguida, foram cobrir a 4ª Campanha de Combate a Catarata e ao Pterígio, promovido pela Prefeitura Municipal de Belo Jardim em parceria com a Fundação Altino Ventura. Eles conferiram o atendimento dos pacientes do Município de Sanharó. O mutirão acontece na na Unidade Ambulatorial do Hospital Júlio Alves de Lira, que funciona no anexo da Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

BELO JARDIM FIRMA NOVA PARCERIA COM ALTINO VENTURA


Belo Jardim, através da sua Secretaria de Saúde em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), vai sediar um novo projeto de diagnóstico e combate ao Pterígio, mais conhecido como carnosidade no olho, e a Catarata.

Como a Terra do Bitury já é contemplada pelos atendimentos da Fundação, Luiz Pedro de Morais, assistente social da FAV, explica qual vai ser a mudança. “Esse projeto agora tem um novo formato. Antes, a gente vinha só para Belo Jardim. Agora aqui vai entrar como pólo e as cidades vizinhas como co-participantes”.

Sendo um polo de atendimento, tanto os pacientes belojardinenses, como as pessoas de outros municípios vão ser beneficiadas. “Quando a gente fazia a campanha aqui em Belo Jardim, sempre vinha gente dos outros municípios para poder participar. Então fizemos um projeto. Mandamos para a Fundação e eles aceitaram”, diz Maurílio Cavalcanti, Diretor do Hospital- Referência Júlio Alves de Lira.


Jataúba, Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una são as cidades contempladas pelo Projeto, junto com Belo Jardim.

A Fundação Altino Ventura esteve em Belo Jardim, na sexta-feira (06), para ministrar uma capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde, já que eles vão ser os primeiros responsáveis em diagnosticar possíveis casos. Maurílio explica que “esse pessoal que foi identificado vai ser passado pelos médicos da Fundação, que vai verificar se tem catarata ou outro tipo de problema visual e assim marcar a cirurgia”.


Apenas pessoas com idade acima de 40 anos que apresentem problema de Ptérígio, devem fazer a cirurgia. Já a cirurgia de catarata, só é feita em pessoas acima de 50 anos. O limite de idade é para minimizar as chances de reaparecimento do problema.

Para a Ana Paula da Silva, Agente Comunitária de Saúde que atua no Bairro do São Pedro, a iniciativa “é importante porque nos vamos detectar as pessoas com problemas (...) e encaminhar para a Secretaria de Saúde”, finaliza.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Moradores da zona rural de Belo Jardim recebem Mutirão da Saúde

A Vila de Taboquinha, na zona rural de Belo Jardim, recebeu nesta quarta-feira (18), o projeto itinerante ‘Integração em Saúde’.

O projeto reuniu mais de 50 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e agentes, que realizam um verdadeiro mutirão da saúde nas comunidades mais afastadas da cidade.

Uma equipe de Vigilância Sanitária distribuiu hipoclorito de sódio para o tratamento da água, vacinou cães e gatos contra a raiva, enquanto que os agentes comunitários orientaram à população no combate à dengue.

O atendimento foi desenvolvido na Escola Manoel Domingos, onde profissionais da saúde também garantiram alguns serviços aos moradores da zona rural, como verificação da pressão e da taxa de glicose, além da realização de pré-natal, citologia e do atendimento odontológico com distribuição de escovas de dente e orientações sobre higiene bucal. Ao todo, quatro médicos, sendo dois pediatras e dois clínicos gerais, ficaram responsáveis por este atendimento.

Do JC Online


Núcleo SJCC/Caruaru

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cidade recebe mutirão de cirurgias

Renata Coutinho


A cidade de Belo Jardim, no Agreste, será sede de um mutirão para cirurgias de catarata, entre o dia 30 deste mês e 3 de setembro. A ação é coordenada pela secretária de Saúde do município e a Fundação Altino Ventura (FAV). A expectativa é atender pacientes não só da cidade, mas dos municípios vizinhos de Jataúba, Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una. O mutirão deve operar 30 pessoas por dia.

O ônibus cirúrgico da FAV vai ficar no pátio do Hospital Júlio Alves de Lira, no centro da cidade. A unidade será coordenada por médicos da fundação que irão realizar os procedimentos em pacientes que já passaram por uma triagem no início do ano, quando a unidade móvel esteve no município. Na ocasião, foram feitos exames clínicos para a detecção de problemas visuais na população.

O diretor do Hospital Júlio Alves, Maurílio Cavalcanti, destacou que ações como esta são um alerta para a saúde da população do interior. “No Agreste ainda há dificuldade para fazer exames oftalmológicos e cirurgias”, comentou.

A catarata é uma doença comum em pessoas com mais de 60 anos, que provoca gradativamente a diminuição da visão. Ela consiste num turvamento do cristalino do olho que é corrigido com cirurgia. Na grande maioria das vezes a catarata é adquirida. A operação é simples e o paciente vai para casa no mesmo dia. A operação consiste na retirada do cristalino e a sua substituição por uma lente intraocular.

Quem já realizou o procedimento tranquiliza os pacientes. “Fiz nos dois olhos de uma vez só, não dói e a gente volta a enxergar rápido”, contou o funcionário público, Daniel de Jesus, 54 anos. Ele enxergava praticamente nada e foi operado pelo mutirão do ano passado realizado na cidade.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Belo Jardim realiza cirurgias de catarata gratuitas este mês

Projeto visa transformar cidade em polo de atendimento de várias cidades do Agreste


Da Redação do Portal +AB


A Secretaria de Saúde de Belo Jardim, no Agreste, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), vai sediar um novo projeto de diagnóstico e combate a Catarata e ao Pterígio, mais conhecido como carnosidade no olho.

O projeto consiste em transformar Belo Jardim em um polo de atendimento aos pacientes de Jataúba, Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una. De acordo com Maurílio Cavalcante, Diretor do Hospital-Referência Júlio Alves de Lira, a expansão do atendimento nasceu da demanda das outras cidades. “Quando a gente fazia a campanha aqui em Belo Jardim, sempre vinha gente dos outros municípios para poder participar. Então, fizemos um projeto, mandamos para a Fundação e eles aceitaram”.

Nos pacientes das cidades vizinhas, o polo vai realizar somente intervenções cirúrgicas. As fases de triagem e marcação vão acontecer no município de origem de cada paciente. A primeira etapa deste atendimento acontece entre os dias 30 de agosto e 03 de setembro, quando devem ser realizadas cerca de 32 cirurgias por dia.

Desde novembro do ano passado, mais de 350 cirurgias gratuitas já foram realizadas através desta parceria entre a Fundação Altino Ventura e a Prefeitura de Belo Jardim.

LINKS DE OUTRAS MATÉRIAS:
Folha de Pernambuco:
http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/11019?task=view

Jornal de Caruaru:
http://jornaldecaruaru.wordpress.com/2010/08/10/belo-jardim-realiza-cirurgia-de-catarata-gratuita/

Diário de Pernambuco
http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/08/11/interior2_0.asp

quinta-feira, 13 de maio de 2010

HOSPITAL JÚLIO ALVES É BEM AVALIADO





A Secretaria de Saúde recebeu, nesta quarta-feira (12), a caravana do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe).
As equipes estão visitando 40 cidades do agreste. A médica cardiologista Malu David, explica que o objetivo da visita é “fiscalizar as unidades de saúde e fazer uma interação com os Conselhos Municipais de Saúde, saber as condições de saúde dos municípios”. A médica diz que outras áreas também são observadas. “Prostituição infantil, violência doméstica, as drogas”.

Os profissionais visitaram algumas unidades de saúde do Município e vistoriaram o Hospital Júlio Alves de Lira. A avaliação foi positiva. “O que a gente observou é que, no geral, está bem equipado”, conclui a médica.

Para Maurílio Cavalcante, diretor do Hospital Júlio Alves de Lira, essa avaliação positiva é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido a frente do Hospital. “Muito boa a visita, até porque a gente consegue ter um feed-back (...) . Produzimos um relatório que nos guia e a gente corrige as falhas que temos”.

Para o Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, José Ivan Monteiro, as visitas contribuem para a melhoria da gestão da saúde no Município. “Quero parabenizar a iniciativa do Cremepe-Simepe e agradecer a visita à nossa Cidade (...) Nós estamos satisfeitos porque (...) vai nos ajudar, pois as coisas que tiver para consertar, a gente conserta. Pois, nosso objetivo é dar uma melhor qualidade de vida através da saúde”.



Após a visita ao Hospital Júlio Alves de Lira, a Caravana seguiu para o auditório do Instituto Federal de Belo Jardim. No local, foi exibido o filme "Pela Vida... Pelo Tempo", que trata dos problemas sociais, e em seguida, a plateia participou de um debate sobre o tema da película.



Ao final da caravana, um relatório com todos os dados levantados será encaminhado ao Governo do Estado, Ministério Público Estadual, Ministério da Saúde, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Presidência da República, entre outros poderes.

DIA DO ENFERMEIRO É COMEMORADO

Nesta quarta-feira, 12 de Maio, foi o Dia do Enfermeiro. Para comemorar a data, o Hospital Júlio Alves de Lira promoveu o sorteio de um DVD. O complexo hospitalar também vem realizando obras para beneficiar o dia a dia dos profissionais, como climatização das salas de descanso.

A Técnica de Enfermagem Nelma de lima, fala da importância da profissão. “A área de saúde é uma área que eu gosto muito, gosto do trabalho que faço. Eu gosto muito”.

Maria da Conceição Vieira, que também é técnica de enfermagem, afirma que exercer a profissão é um prazer. Ela está satisfeita com as melhorias realizadas pela administração do hospital. “Eu me sinto realizada, é o que eu gosto de fazer, de cuidar do paciente (...) é muito satisfatório quando paciente sai bem”. A técnica também elogiou as melhorias. “Estão melhorando bastante, a gente está muito satisfeita”.

No Hospital Júlio Alves de Lira trabalham cerca de 80 técnicos e auxiliares de enfermagem e 12 enfermeiros chefe, que se revezam 24h por dia em todas as alas do hospital.


O Diretor Maurílio Cavalcante fala das melhorias que estão sendo realizadas. Tanto para os profissionais, quando para os pacientes. “A gente tem se preocupado bastante com o conforto deles quando estão em descanso. Então, a gente conseguiu um aparelho de ar-condicionado para o quarto deles para que eles tenham mais conforto”.


O Hospital Júlio Alves de Lira também investiu na climatização da ala 2, onde as mulheres cirurgiadas contas com ar-condicionado. Outra melhoria é a informatização dos serviços, proporcionando “um fácil direcionamento da gestão do hospital e também na hora do atendimento”.

O diretor aproveita a data e homenageia dos profissionais de enfermagem. “O Hospital sem a enfermagem não é hospital. É eles que são os nossos guerreiros do dia a dia”, finaliza.

domingo, 25 de abril de 2010

SETOR DE FERIDAS ATENDE EM DOMÍCILIO


O Técnico em Enfermagem Daniel Cavalcanti da Silva, nasceu na cidade de Pedra de Buíque, mas adotou Belo Jardim como sua terra. Mais do que adotar, ele desenvolve um projeto que beneficia todo o Município. Em exercício há 18 anos, há oito especializou-se em Lesões Crônicas. O profissional, que também é acadêmico de Assistência Social, é servidor da Secretaria Municipal de Saúde.

O Projeto executado na Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu, que funciona atualmente como ambulatório, consiste em tratar das lesões crônicas, entenda-se ‘feridas’, na casa do paciente. Isso ocorre, pois muitos deles não têm condições de se locomover até o hospital e precisam realizar curativos semanalmente.

De acordo com Daniel, a iniciativa nasceu da necessidade de unir a saúde ao social. “Eu comecei a pensar nos meus pacientes com mais carinho, buscando algo melhor para comunidade”.

Para o Diretor do Hospital, Maurílio Cavalcanti, o Projeto é muito relevante, pois humaniza o atendimento e contempla os pacientes mais necessitados e desfavorecidos financeiramente. Desde o seu início, no mês passado, já foram visitadas 118 domicílios. “Eu faço minha agenda e chego até a casa das pessoas impossibilitadas de vir ao hospital. Os meus pacientes são paraplégicos, idosos vítimas de diabetes e gangrenas que vivem em condições muito carentes. Toda tarde eu pego o transporte e atendo em várias localidades aqui de Belo Jardim”, conta o Técnico em Enfermagem.

As pessoas que precisam desde tratamento, devem levar um documento para fazer o cadastro para agendar uma visita. “Vamos de encontro ao paciente, sabemos que muitas vezes estas lesões são dolorosas e incômodas. Não podemos ficar omissos”, afirmou.

Hospital também fornece material para curativos












Para os que podem se locomover normalmente, o Setor de Tratamento de Feridas funciona de segunda a sexta-feira, na Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu, e conta com um cadastro de 133 pessoas que realizam a sutura das lesões vários dias durante a semana. Segundo Daniel, passam diariamente pelo local em média 40 pessoas. “Chego às seis horas da manhã e já cheguei a atender 60 pessoas por dia. Eu faço a parte curativa em uma sala e desenvolvo a parte social com eles em outra sala. Equipei a sala com cafezinho, biscoito, televisão para que eles se sintam acolhidos”, revela.

Para a manutenção das lesões, os familiares ou pacientes podem levar materiais curativos para casa, a fim de realizar a limpeza. “Após uma autorização médica, a farmácia fornece uma cobertura boa na parte medicamentosa, as pessoas que se tratam com a gente sabem disso”, ressalva o servidor. “Como profissional, é uma satisfação. O projeto foi lançado e abraçado. Espero continuar contando com a população e com o Governo para a gente desenvolver com mais intensidade”, finaliza Daniel Cavalcanti.

Veja cobertura completa da matéria, acessando: http://www.belojardim.pe.gov.br/lermateria.php?id=171

quarta-feira, 31 de março de 2010

FOCO NA SAÚDE

Integrantes da Secretaria de Saúde e Diretor do Hospital Júlio Alves de Lira de Belo Jardim, Maurílio Cavalcanti Filho, participaram do Projeto Estruturador da Regionalização em Saúde, que aconteceu em Caruaru, entre os dias 02 e 05 de março.

O encontro abordou a situação da saúde em níveis regionais e foi composto por gestores e técnicos da área, na intenção de discutir a descentralização da saúde.

“Sabemos que Caruaru é um pólo médico e atende pessoas de vários municípios vizinhos. Porém, o sistema de saúde de Caruaru já está sobrecarregado e por isso a necessidade de descentralizar esse atendimento e fortalecer os pólos regionais”, disse Maurílio sobre a importância do evento. “Pretendemos investir cada vez mais na saúde de Belo Jardim, queremos poder atender com qualidade e evitar que o cidadão se desloque da cidade”, completa.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Nota de Elogio

Olha, o Sr Francisco de Assis Rodrigues, mas conhecido por Professor Dido acaba de ser pai.


Ao passo em que parabenizo o amigo pela felicidade que está sentindo, publico e-mail dele dirigido a mim e a outros blogueiros da cidade.

Gostaria, que como acessador diário de vcs, quero salientar que, das criticas que vcs fazem , algumas , na minha opinião ,injustas,principalmente vc Valdemir e vc Adilza, gostaria de informar a vcs, que minha mulher teve menino ontem no hospital Júlio Alves de Lira e foi muito bem tratada e assistida pela equipe médica daquele hospital.Não usufrui , em nenhum momento de meus conhecimentos como antigo mestre dessa cidade , pois fui tratado como uma pessoa comum , iguais a todas aquelas que lá ontem foram atendidas. Minha mulher não teve que ser transferida pra nenhuma cidade , Dr Nelson fez a cesariana e a laqueadura e não gastei nenhum centavo. Olhe que minha mulher tem o plano SASSEPE , e como vcs sabem ela poderia fazer no SANTA EFIGÊNIA gratuitamente. Mas não , optamos pelo Hospital Júlio Alves de Lira , e , graças a Deus tudo correu bem. Gostaria que vcs divulgassem isso nos seus blogs e quero ler um elogio a esse hospital na qual me deu a chance de ver nascer 4 dos meus 6 filhos. Obrigado.

É isso aí. A bem da verdade, não foi favor algum que lhe fizeram, Dido. Foi mera obrigação. Mas como essa obrigação estava sendo descumprida frequentemente em nossa cidade, é bom demais saber que aos poucos o Hospital Regional de BJ está sendo posto em ordem.

Vamos torcer para que o que aconteceu com você, Dido, repita-se com todos que ali procurem leito.

por Wagner Peixoto