sábado, 4 de setembro de 2010

SAÚDE CAPACITA SERVIDORES SOBRE


A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI) ligado ao Ministério da Saúde, realizou nesta quinta-feira (02), no auditório da Câmara Municipal, uma capacitação sobre a nova vacina que está chegando a Rede Pública em Setembro, a Meningocócica C Conjugada, “que previne contra a meningite tipo C”, explica Érika Carvalho, Coordenadora.
Participaram enfermeiras, técnicas de enfermagem e Agentes Comunitárias de Saúde que possuem o curso técnico de enfermagem, pois serão essas profissionais que vão executar a vacinação.


A Meningo C, como também é chamada, “vai entrar como vacina de rotina no calendário vacinal da criança é composta por três doses: uma no terceiro mês de vida, a segunda no quinto mês e a terceira nos 15 meses, que é o reforço”, diz Érika.
 
As equipes de saúde devem receber as doses ainda no início deste mês e assim que chegar será marcada a data da vacinação.


A Coordenadora explica que a Meningite tipo C “é responsável por muitos casos de mortalidade, por isso a importância de inserir (a vacina) no calendário”. Já a capacitação dos profissionais é fundamental “porque existem muitas dúvidas em relação às vacinas, pois sempre estão mudando, então temos que estar retomando os treinamentos”, finaliza.
 
Patrícia Araújo, enfermeira, da Unidade de Saúde da Família da Cohab I, participou da capacitação. Para ela, “é de bastante relevância porque é uma vacina nova na rotina do Ministério e é necessário que nós estejamos capacitados e levar este conhecimento para a comunidade”.


Tatiane Maia, técnica de enfermagem da USF do Santo Antônio, afirma que estas oficinas “nos atualizam para que possamos estar aplicando corretamente a vacina nas nossas crianças”.

0 comentários:

Postar um comentário