sábado, 4 de setembro de 2010

Belo Jardim encerra campanha de catarata com saldo positivo

Da Redação do Portal +AB


A 4ª Campanha de Combate a Catarata e o Pterígio em Belo Jardim encerrou nesta sexta-feira (03), com um saldo bastante positivo. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Altino Ventura (FAV). O mutirão conseguiu realizar em cinco dias, 104 cirurgias, sendo 92 de catarata e 12 de pterígio, número considerado excelente pelo Serviço Social da FAV.

Belo Jardim liderou o número de cirurgias, com 48 atendimentos para catarata. Em seguida, vem o município de Sanharó com 21 de catarata e quatro de Pterígio. Depois, Jataúba, com 12 procedimentos para catarata e 08 para pterígio. Os pacientes de Tacaimbó contabilizaram 08 cirurgias de catarata.

Em caráter especial, foram atendidos pacientes de Afogados da Ingazeira, Caruaru e São Bento do Una, com um paciente de cada município para cirurgia de catarata.

Todos os procedimentos foram realizados na Unidade Ambulatorial do Hospital Júlio Alves de Lira, que funciona no anexo da Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu. Ao todo, 20 profissionais, sendo 15 da FAV foram os responsáveis pelo atendimento. A equipe esteve recentemente nos municípios de Salgueiro e Arcoverde.

http://www.maisab.com.br/index.php?/index.php&idN=13772

Parceria de sucesso!

Eu não poderia deixar de registrar o sucesso da semana de prevenção e combate à cegueira, realizado pela Prefeitura de Belo Jardim, em parceria com os municípios de Jataúba, Sanharó e Tacaimbó, através da Fundação Altino Ventura. Gostaria de agradecer a todos os municípios envolvidos no projeto e em especial a equipe do Hospital Júlio Alves de Lira e a equipe da Fundação Altino ventura, que não mediram esforços para alcançar o objetivo maior da quarta campanha de catarata, que foi o de proporcionar uma vida melhor para as pessoas carentes de nossa região. Para mim é uma emoção muito grande ter estado com vocês em mais uma campanha que fez tanto bem a tanta gente.


Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus, pois, sei que em todos os momentos esteve e está conosco!

Gostaria de agradecer a toda equipe do HJAL (Hospital Júlio Alves de Lira) que deram o melhor de si com competência e amor ao próximo. A Dr. Wagner, coordenador e cirurgião da FAV, pela paciência e pelo carinho com todos que o procuraram. A todo pessoal da FAV que ficou em Recife e que nos deu tanto apoio na iniciativa do projeto, em especial a Dr. Marcelo Ventura, Laura Raposo, Dr. João e todos que direta e indiretamente acreditaram nesse projeto piloto.

Gostaria de agradecer ainda ao nosso Prefeito Marcos Coca Cola, pelo apoio incondicional em todos os momentos das campanhas.

Por fim, agradecer também a cobertura da imprensa da Prefeitura e ao pessoal da TV Asa Branca (Afiliada da Rede Globo), a TV Jornal (Afiliada do SBT), o Diário de Pernambuco, o JC Online, a Folha de Pernambuco e a todos os outros canais de comunicação que divulgaram a campanha.

Valeu!

Maurilio Cavalcanti

SAÚDE CAPACITA SERVIDORES SOBRE


A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação Municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI) ligado ao Ministério da Saúde, realizou nesta quinta-feira (02), no auditório da Câmara Municipal, uma capacitação sobre a nova vacina que está chegando a Rede Pública em Setembro, a Meningocócica C Conjugada, “que previne contra a meningite tipo C”, explica Érika Carvalho, Coordenadora.
Participaram enfermeiras, técnicas de enfermagem e Agentes Comunitárias de Saúde que possuem o curso técnico de enfermagem, pois serão essas profissionais que vão executar a vacinação.


A Meningo C, como também é chamada, “vai entrar como vacina de rotina no calendário vacinal da criança é composta por três doses: uma no terceiro mês de vida, a segunda no quinto mês e a terceira nos 15 meses, que é o reforço”, diz Érika.
 
As equipes de saúde devem receber as doses ainda no início deste mês e assim que chegar será marcada a data da vacinação.


A Coordenadora explica que a Meningite tipo C “é responsável por muitos casos de mortalidade, por isso a importância de inserir (a vacina) no calendário”. Já a capacitação dos profissionais é fundamental “porque existem muitas dúvidas em relação às vacinas, pois sempre estão mudando, então temos que estar retomando os treinamentos”, finaliza.
 
Patrícia Araújo, enfermeira, da Unidade de Saúde da Família da Cohab I, participou da capacitação. Para ela, “é de bastante relevância porque é uma vacina nova na rotina do Ministério e é necessário que nós estejamos capacitados e levar este conhecimento para a comunidade”.


Tatiane Maia, técnica de enfermagem da USF do Santo Antônio, afirma que estas oficinas “nos atualizam para que possamos estar aplicando corretamente a vacina nas nossas crianças”.

EQUIPE DE TV VISITA HOSPITAL

Belo Jardim recebeu, nesta quarta-feira (01), uma equipe de reportagem da TV Jornal, afiliada do SBT, em Pernambuco. A equipe esteve no município para verificar uma denúncia contra o Hospital Júlio Alves de Lira, mas o que encontrou foi o Complexo Hospitalar funcionando em perfeitas condições, incluindo as Unidades de Urgência e Emêrgência e Maternidade, alvos da denúncia.


A Produtora Monique Morais e o Cinegrafista Jailson Lima passearam por todas as dependências do Hospital, recepcionados pelo Diretor Maurílio Cavalcanti, que explicou todo o funcionamento da unidade de saúde.

Em seguida, foram cobrir a 4ª Campanha de Combate a Catarata e ao Pterígio, promovido pela Prefeitura Municipal de Belo Jardim em parceria com a Fundação Altino Ventura. Eles conferiram o atendimento dos pacientes do Município de Sanharó. O mutirão acontece na na Unidade Ambulatorial do Hospital Júlio Alves de Lira, que funciona no anexo da Casa de Saúde Dr. Fernando de Abreu.