terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cidade recebe mutirão de cirurgias

Renata Coutinho


A cidade de Belo Jardim, no Agreste, será sede de um mutirão para cirurgias de catarata, entre o dia 30 deste mês e 3 de setembro. A ação é coordenada pela secretária de Saúde do município e a Fundação Altino Ventura (FAV). A expectativa é atender pacientes não só da cidade, mas dos municípios vizinhos de Jataúba, Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una. O mutirão deve operar 30 pessoas por dia.

O ônibus cirúrgico da FAV vai ficar no pátio do Hospital Júlio Alves de Lira, no centro da cidade. A unidade será coordenada por médicos da fundação que irão realizar os procedimentos em pacientes que já passaram por uma triagem no início do ano, quando a unidade móvel esteve no município. Na ocasião, foram feitos exames clínicos para a detecção de problemas visuais na população.

O diretor do Hospital Júlio Alves, Maurílio Cavalcanti, destacou que ações como esta são um alerta para a saúde da população do interior. “No Agreste ainda há dificuldade para fazer exames oftalmológicos e cirurgias”, comentou.

A catarata é uma doença comum em pessoas com mais de 60 anos, que provoca gradativamente a diminuição da visão. Ela consiste num turvamento do cristalino do olho que é corrigido com cirurgia. Na grande maioria das vezes a catarata é adquirida. A operação é simples e o paciente vai para casa no mesmo dia. A operação consiste na retirada do cristalino e a sua substituição por uma lente intraocular.

Quem já realizou o procedimento tranquiliza os pacientes. “Fiz nos dois olhos de uma vez só, não dói e a gente volta a enxergar rápido”, contou o funcionário público, Daniel de Jesus, 54 anos. Ele enxergava praticamente nada e foi operado pelo mutirão do ano passado realizado na cidade.

0 comentários:

Postar um comentário