segunda-feira, 23 de agosto de 2010

BELO JARDIM FIRMA NOVA PARCERIA COM ALTINO VENTURA


Belo Jardim, através da sua Secretaria de Saúde em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), vai sediar um novo projeto de diagnóstico e combate ao Pterígio, mais conhecido como carnosidade no olho, e a Catarata.

Como a Terra do Bitury já é contemplada pelos atendimentos da Fundação, Luiz Pedro de Morais, assistente social da FAV, explica qual vai ser a mudança. “Esse projeto agora tem um novo formato. Antes, a gente vinha só para Belo Jardim. Agora aqui vai entrar como pólo e as cidades vizinhas como co-participantes”.

Sendo um polo de atendimento, tanto os pacientes belojardinenses, como as pessoas de outros municípios vão ser beneficiadas. “Quando a gente fazia a campanha aqui em Belo Jardim, sempre vinha gente dos outros municípios para poder participar. Então fizemos um projeto. Mandamos para a Fundação e eles aceitaram”, diz Maurílio Cavalcanti, Diretor do Hospital- Referência Júlio Alves de Lira.


Jataúba, Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una são as cidades contempladas pelo Projeto, junto com Belo Jardim.

A Fundação Altino Ventura esteve em Belo Jardim, na sexta-feira (06), para ministrar uma capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde, já que eles vão ser os primeiros responsáveis em diagnosticar possíveis casos. Maurílio explica que “esse pessoal que foi identificado vai ser passado pelos médicos da Fundação, que vai verificar se tem catarata ou outro tipo de problema visual e assim marcar a cirurgia”.


Apenas pessoas com idade acima de 40 anos que apresentem problema de Ptérígio, devem fazer a cirurgia. Já a cirurgia de catarata, só é feita em pessoas acima de 50 anos. O limite de idade é para minimizar as chances de reaparecimento do problema.

Para a Ana Paula da Silva, Agente Comunitária de Saúde que atua no Bairro do São Pedro, a iniciativa “é importante porque nos vamos detectar as pessoas com problemas (...) e encaminhar para a Secretaria de Saúde”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário