segunda-feira, 23 de agosto de 2010

BELO JARDIM FIRMA NOVA PARCERIA COM ALTINO VENTURA


Belo Jardim, através da sua Secretaria de Saúde em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), vai sediar um novo projeto de diagnóstico e combate ao Pterígio, mais conhecido como carnosidade no olho, e a Catarata.

Como a Terra do Bitury já é contemplada pelos atendimentos da Fundação, Luiz Pedro de Morais, assistente social da FAV, explica qual vai ser a mudança. “Esse projeto agora tem um novo formato. Antes, a gente vinha só para Belo Jardim. Agora aqui vai entrar como pólo e as cidades vizinhas como co-participantes”.

Sendo um polo de atendimento, tanto os pacientes belojardinenses, como as pessoas de outros municípios vão ser beneficiadas. “Quando a gente fazia a campanha aqui em Belo Jardim, sempre vinha gente dos outros municípios para poder participar. Então fizemos um projeto. Mandamos para a Fundação e eles aceitaram”, diz Maurílio Cavalcanti, Diretor do Hospital- Referência Júlio Alves de Lira.


Jataúba, Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una são as cidades contempladas pelo Projeto, junto com Belo Jardim.

A Fundação Altino Ventura esteve em Belo Jardim, na sexta-feira (06), para ministrar uma capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde, já que eles vão ser os primeiros responsáveis em diagnosticar possíveis casos. Maurílio explica que “esse pessoal que foi identificado vai ser passado pelos médicos da Fundação, que vai verificar se tem catarata ou outro tipo de problema visual e assim marcar a cirurgia”.


Apenas pessoas com idade acima de 40 anos que apresentem problema de Ptérígio, devem fazer a cirurgia. Já a cirurgia de catarata, só é feita em pessoas acima de 50 anos. O limite de idade é para minimizar as chances de reaparecimento do problema.

Para a Ana Paula da Silva, Agente Comunitária de Saúde que atua no Bairro do São Pedro, a iniciativa “é importante porque nos vamos detectar as pessoas com problemas (...) e encaminhar para a Secretaria de Saúde”, finaliza.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Moradores da zona rural de Belo Jardim recebem Mutirão da Saúde

A Vila de Taboquinha, na zona rural de Belo Jardim, recebeu nesta quarta-feira (18), o projeto itinerante ‘Integração em Saúde’.

O projeto reuniu mais de 50 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e agentes, que realizam um verdadeiro mutirão da saúde nas comunidades mais afastadas da cidade.

Uma equipe de Vigilância Sanitária distribuiu hipoclorito de sódio para o tratamento da água, vacinou cães e gatos contra a raiva, enquanto que os agentes comunitários orientaram à população no combate à dengue.

O atendimento foi desenvolvido na Escola Manoel Domingos, onde profissionais da saúde também garantiram alguns serviços aos moradores da zona rural, como verificação da pressão e da taxa de glicose, além da realização de pré-natal, citologia e do atendimento odontológico com distribuição de escovas de dente e orientações sobre higiene bucal. Ao todo, quatro médicos, sendo dois pediatras e dois clínicos gerais, ficaram responsáveis por este atendimento.

Do JC Online


Núcleo SJCC/Caruaru

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cidade recebe mutirão de cirurgias

Renata Coutinho


A cidade de Belo Jardim, no Agreste, será sede de um mutirão para cirurgias de catarata, entre o dia 30 deste mês e 3 de setembro. A ação é coordenada pela secretária de Saúde do município e a Fundação Altino Ventura (FAV). A expectativa é atender pacientes não só da cidade, mas dos municípios vizinhos de Jataúba, Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una. O mutirão deve operar 30 pessoas por dia.

O ônibus cirúrgico da FAV vai ficar no pátio do Hospital Júlio Alves de Lira, no centro da cidade. A unidade será coordenada por médicos da fundação que irão realizar os procedimentos em pacientes que já passaram por uma triagem no início do ano, quando a unidade móvel esteve no município. Na ocasião, foram feitos exames clínicos para a detecção de problemas visuais na população.

O diretor do Hospital Júlio Alves, Maurílio Cavalcanti, destacou que ações como esta são um alerta para a saúde da população do interior. “No Agreste ainda há dificuldade para fazer exames oftalmológicos e cirurgias”, comentou.

A catarata é uma doença comum em pessoas com mais de 60 anos, que provoca gradativamente a diminuição da visão. Ela consiste num turvamento do cristalino do olho que é corrigido com cirurgia. Na grande maioria das vezes a catarata é adquirida. A operação é simples e o paciente vai para casa no mesmo dia. A operação consiste na retirada do cristalino e a sua substituição por uma lente intraocular.

Quem já realizou o procedimento tranquiliza os pacientes. “Fiz nos dois olhos de uma vez só, não dói e a gente volta a enxergar rápido”, contou o funcionário público, Daniel de Jesus, 54 anos. Ele enxergava praticamente nada e foi operado pelo mutirão do ano passado realizado na cidade.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Belo Jardim realiza cirurgias de catarata gratuitas este mês

Projeto visa transformar cidade em polo de atendimento de várias cidades do Agreste


Da Redação do Portal +AB


A Secretaria de Saúde de Belo Jardim, no Agreste, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), vai sediar um novo projeto de diagnóstico e combate a Catarata e ao Pterígio, mais conhecido como carnosidade no olho.

O projeto consiste em transformar Belo Jardim em um polo de atendimento aos pacientes de Jataúba, Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una. De acordo com Maurílio Cavalcante, Diretor do Hospital-Referência Júlio Alves de Lira, a expansão do atendimento nasceu da demanda das outras cidades. “Quando a gente fazia a campanha aqui em Belo Jardim, sempre vinha gente dos outros municípios para poder participar. Então, fizemos um projeto, mandamos para a Fundação e eles aceitaram”.

Nos pacientes das cidades vizinhas, o polo vai realizar somente intervenções cirúrgicas. As fases de triagem e marcação vão acontecer no município de origem de cada paciente. A primeira etapa deste atendimento acontece entre os dias 30 de agosto e 03 de setembro, quando devem ser realizadas cerca de 32 cirurgias por dia.

Desde novembro do ano passado, mais de 350 cirurgias gratuitas já foram realizadas através desta parceria entre a Fundação Altino Ventura e a Prefeitura de Belo Jardim.

LINKS DE OUTRAS MATÉRIAS:
Folha de Pernambuco:
http://www.blogdafolha.com.br/index.php/materias/11019?task=view

Jornal de Caruaru:
http://jornaldecaruaru.wordpress.com/2010/08/10/belo-jardim-realiza-cirurgia-de-catarata-gratuita/

Diário de Pernambuco
http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/08/11/interior2_0.asp